Track Day, “O desafio”

Na cidade de Indaiatuba, a 70 km da capital de São Paulo, está localizado o autódromo Fazenda Capuava, com uma pista particular de 2.700 metros de extensão construída na propriedade do empresário Alcides Diniz.
Inicialmente, o circuito era usado apenas para os carros de sua coleção, por isso, recebeu um traçado diferenciado, composto por 16 curvas que desafiam a habilidade de qualquer piloto. Com trechos de alta e baixa velocidade, a pista é uma espécie Goodwood, guardadas as devidas proporções, pois assim como a pista inglesa, tem um traçado peculiar e reúne carros clássicos para competições. E, para nós da Classic Riders Brasil, conectar os clássicos é uma grande referência!
capuava

Imagem google

Conhecendo a pista, imagine agora um track day absolutamente épico entre duas equipes correndo com  motos Triumph: a Scuderia CRB – representada pelos pilotos Tiago Panzani e Thiago Longo, pilotando suas Bonnevilles – e a Side by Side – com os pilotos Fernando lira e Felipe oliveira, pilotando suas Thruxtons. A CRB não só imaginou, mas realizou! O objetivo era buscar o melhor tempo no circuito, com direito a um prêmio para o melhor resultado. E tudo isso com toda a segurança que um autódromo tem direito: pista sinalizada, equipe de resgate, duas ambulâncias e a supervisão rigorosa da escola ELB que organizou o evento. Além de cada piloto usar roupas adequadas e todos os equipamentos de proteção.
_MG_9493

©Wel Calandria_CRB

Nós da CRB estávamos com as expectativas à flor da pele, pois foram 30 dias de preparação para esse evento, que foi o primeiro desafio da temporada de 2018 (aqui já fica o spoiler de que teremos mais!). Fizemos um novo setup nas Bonnes, trocamos as rodas originais por um par de 17 polegadas da Three Heads, preservamos os cubos originais que foram raiados pela Rodas Mil, adicionamos pinças dos freios dianteiros com 3 pistões e pneus esportivos, regulamos a suspensão com fluidos novos (próprios para os ajustes que queríamos) e, claro, um carinho todo especial para deixa-las super competitivas e im novo mapeamento tudo feito pelo mestre. Duende Racing, que passou nossas motos pelo dinamômetro. (confira neste link como foi essa etapa).
_MG_9484

©Wel Calandria_CRB

 

Nosso desafio aconteceu em uma manhã perfeita: o sol iluminava a pista entre as imensas palmeiras imperiais que cercam o autódromo, não podíamos pedir mais! Nossa equipe saiu para as primeiras voltas de reconhecimento de pista e para testar as motos que haviam passado pelas modificações e os pilotos precisavam se adaptar.
_MBL9917

©Wel Calandria_CRB

_MG_9372

©Wel Calandria_CRB

 

Na terceira volta, ainda adaptando-se à moto, nosso piloto Tiago Panzani escorregou inexplicavelmente na curva 8 e foi parar na área de escape. A segurança do local e dos equipamentos de proteção garantiram que ele saísse ileso, mas sua Bonne #3 sentiu a queda. O saldo foi um semi-guidão entortado, carenagem rachada, escapamentos amassados, pedaleira de freio traseira destruída, e muito terra e grama por toda a moto.
_MBL9405

©Wel Calandria_CRB

A equipe se reuniu no box, totalmente focada em reparar a moto e colocá-la de novo na pista, sabendo que o dia estava apenas começando e a batalha reservaria ainda mais momentos de tirar o fôlego.
Partimos para a reconstrução da moto #3 e, apesar de toda tensão, trabalhamos com foco, executando os reparos o mais rápido possível, resultado: moto perfeita novamente em pouco mais de 4 horas!

 

_MG_9402

©Wel Calandria_CRB

Enquanto isso, estrategicamente mandamos nosso outro Thiago – o Longo – voltar para pista com sua moto #76. Nisso, ele sinalizou que também precisávamos fazer alguns ajustes para a máquina ter uma melhor performance na pista. O coletor do escapamento estava raspando no solo e percebemos que, talvez, essa fosse a causa da queda de Panzani.  Em suas palavras, Longo descreve o que sentiu:
“Logo na primeira volta senti um certo desconforto. Já não tinha mais na mão a minha dócil e querida amiga de pista, ela estava bem mais arisca, ágil, veloz e percebi que, além de me adaptar à ciclística da nova reconfiguração, eu ainda teria que me preocupar com as raspadas do coletor o que me tiravam toda concentração.”
_MBL9771

©Wel Calandria_CRB

 

Reformulamos o novo setup deixando as motos um pouco mais altas e os amortecedores mais rígidos e voltamos para a pista recuperar nossas posições. Não demorou muito e Panzani já estava baixando seu tempo, colocando nossa equipe novamente no páreo em confronto direto com nossos amigos da Side by Side e suas Thruxton.
Nas baterias seguintes Longo e Panzani baixaram mais ainda seus tempos e, no último giro, encaixaram uma volta de 1:45:802, o melhor tempo do dia até então, marcado por Panzani. Como a gente diz: estava “chinelando” muito o tempo todo!
Mas é claro que a equipe da Side by Side não deixaria barato e retornaram para a pista com o objetivo de bater nosso tempo. Foi quando o piloto Fernando Lira surpreendeu a todos com uma volta de 1:45:798, incríveis 0.004 a menos que Panzani! Isso trouxe a liderança para sua equipe. Se ficamos aborrecidos? Claro que não! Esse é o espirito que sempre buscamos na CRB: a competição entre amigos! Mas, de qualquer forma, ainda não era o fim e tínhamos uma chance!
_MBL9679

©Wel Calandria_CRB

_MBL0258

©Wel Calandria_CRB

Uma vez mais de volta à pista, movidos pelo espírito de superar a nós mesmo, estávamos cada vez mais velozes e concentrados, buscando cada vez mais encontrar um traçado que permitisse baixar o tempo e, quem sabe, estabelecer um novo recorde na categoria.

 

_MBL0182

©Wel Calandria_CRB

_MBL9374

Na busca por uma nova marca, Panzani perdeu o controle a mais de 100 km/h na curva 14 e comprou um terreninho em Capuava! Felizmente ele saiu ileso e um dos pilotos de outra categoria que também aproveitava o dia incrível no autódromo, comentou: “esse cara parece de borracha”… A gente até pode cair, mas é para levantar e tentar de novo!
Depois de muita luta, perseverança e trabalho de equipe, aprendemos bastante um com o outro e uma das lições é que que não devemos desistir nunca. Saímos com a certeza de termos sido vitoriosos, mas quem levou a taça foi a equipe Side by Side e o piloto Fernando Lira como campeão do dia.

_MG_9499

Classificação dessa prova:

 

_MBL0496_1

1º lugar Lira 1:45:798

_MBL0493_1

2º lugar Panzani 1:45:802

 

_MBL0492

3º lugar 1:46:402

_MBL0494_1

4º lugar Longo 1:50:420

Se você curte, assim como nós da CRB, esse espírito de amizade e companheirismo e quer participar, siga-nos nas nossas redes sociais:

Facebook Classic Riders Brasil: https://www.facebook.com/classicridersbrasil/

Facebook Scuderia CRB: https://www.facebook.com/Scuderia-CRB-1535487323342997/

Instagram Classic Riders Brasil: https://www.instagram.com/classicridersbrasil/

Instagram Scuderia CRB: https://www.instagram.com/scuderiacrb/

Assim você ficará sabendo dos nossos próximos eventos, até mais!