Indian Twin Board Track Racer de 1918

Qualquer colecionador sério sabe que motos como essa realmente são raras e o preço é sempre alto. Como o caso dessa Indian Twin Board Track que está à venda por 150 mil dólares!

Uma parte da moto foi desmontada e guardada, o que a deixou suficientemente preservada para que seu mais novo proprietário não tivesse muito trabalho na restauração. Como 85% da motocicleta estava montada elementos como o chassis, motor, banco e pneus estavam intactos.

Mas, foi necessário substituir o tanque de gasolina, o guidão e os garfos da suspensão. Com a moto fielmente reconstruída, o dono aproveitou o interesse dos colecionadores e colocou a Indian Twin de 100 anos de idade à venda pela bagatela de 150 mil dólares! 

Indian Twin e seu processo de restauração

O processo de restaurar uma motocicleta como essa é muito difícil, você não pode simplesmente substituir peças voluntariamente, pois isso impacta negativamente a originalidade. É necessário reconstruir e restaurar com cuidado, mantendo o maior número possível de peças originais.

 

É importante ressaltar que a estrutura e o motor dessa Indian são originais e permaneceram juntos por 100 anos, desde que deixaram a fábrica.

A moto precisava de novos pistões, um novo tanque de combustível, garfos dianteiros e guidões, todos cuidadosamente feitos à mão para atender às especificações originais.

 

Em 1911, a equipe da Indian ficou em primeiro, segundo e terceiro lugares no Isle of Man Tourist Trophy, batendo o melhor da Europa em seu próprio jogo, em seu próprio território.

A Indian Motorcycle Co. começou originalmente em 1897 fabricando bicicletas como a Silver King, Silver Queen e a American Indian. O fundador da empresa, George M. Hendee, juntou-se a Oscar Hedstrom em 1900. Os dois foram ciclistas e fabricantes e se uniram em Middletown, Connecticut, para construir um protótipo de motocicleta de 1,75 CV.

 

A popularidade e sucesso de vendas desta simples bicicleta motorizada foi imediata e, em 1903, Hedstrom estabeleceu o recorde mundial de velocidade de 56 km/h, provocando manchetes de jornais globais e aumentando os números de vendas da Indian.

A primeiro Indian V-twin apareceu em 1905 como um protótipo de fábrica. Ganhou inúmeras corridas, estabeleceu recordes de velocidade e resistência, e tornou-se famosa por si só. Em 1907, quando a primeira versão para o consumidor da Indian V-twin estava disponível, a fábrica teve dificuldade em produzir o  suficiente para atender os pedidos.

 

A competição entre a Indian, a Excelsior e a Harley-Davidson, na década de 1910, foi extremamente acirrada. A Indian reprojetou seu V-twin com um design de cabeça chata no lugar do projeto original da cabeça em F. Os rolamentos de rolos foram usados ​​e uma série de outras melhorias foram incluídas, fazendo com que a Indian se destacasse das demais.

Este novo “Powerplus” 998cc V-twin foi montado pela Indian e pilotada pela  equipe Erwin “Cannonball” Baker, de Vancouver (Canadá) a Tijuana (México), cobrindo 1.655 milhas em 3 dias, 9 horas e 15 minutos. A viagem ficou conhecida como “Three Flags” e o Cannonball estabeleceu um novo recorde no Powerplus Indian.

As motocicletas Indian board track de pista construídas pela fábrica foram definidas por suas armações vermelhas brilhantes, motores reluzentes e o logotipo “Indian” proeminente no tanque de combustível, instalado entre os dois tubos superiores dos quadros. Essas motocicletas percorreram a América correndo nos gigantescos estádios de madeira e alcançando velocidades superiores a 100 mph sem freios, sem capacetes e sem suspensão.

Hoje, essas primeiras motocicletas americanas de corrida são raras e imensamente colecionáveis. Seu estilo simples e bonito se tornou a base para muitas das motocicletas de corrida que seriam desenvolvidas nas décadas seguintes.