“Rocket GT”, a primeira Continental GT customizada no Brasil
A Classic Riders Brasil foi convidada pela Royal Enfield para criar e desenvolver um projeto de customização da primeira Continental GT no Brasil. A responsabilidade era enorme, pois a moto seria exibida no Salão Duas Rodas, em São Paulo, com direito a evento especial, presença da imprensa e de muitas pessoas influentes do setor. Mas os desafios não pararam por aí, pois tivemos nada mais que trinta dias para planejamento e conclusão do projeto.
Sabíamos que estávamos fazendo história com uma marca que é referência no que se refere a motos clássicas, presente no mercado desde 1901. Dá para sentir o peso da responsabilidade?
Para fazer jus à história da marca Royal Enfield e da representatividade que a Continental GT tem no mundo da motociclismo, escolhemos materiais nobres como inox, alumínio e couro de Alcântara para o banco feito pelas mãos do Pedrinho Bancos, além de empregarmos muitas horas de mão-de-obra artesanal em peças fabricadas exclusivamente para nossa criação, que ganhou o nome de “Rocket GT”.
A inspiração veio das motos clássicas de corrida, incluindo uma dose certeira de tecnologia. Conservando as tradições desde a concepção do projeto, todo o desenho da moto foi feito à mão, aliás, não só à mão, mas pelas mãos talentosas de Augusto Minighitti, um artista conceituado e amigo como irmão. Nossa base de trabalho para a montagem da moto foi a Rockers Self Garage, que nos prestou auxílio fundamental em cada detalhe do projeto e sem eles não teríamos realizado nosso projeto.
O primeiro passo foi eliminar todo peso possível como escapamento, laterais, caixa de entrada de ar, buzinas e para-lamas. Também substituímos as mesas originais de ferro fundido por um kit em alumínio. Tudo isso resultou em cerca de 15 quilos a menos.
Para uma melhor aerodinâmica, fizemos um trabalho de metal shaping, processo artesanal de modelagem em metal, feito pelo habilidoso Daniel “Argentino”, da Dob. Lá, desenvolvemos a carenagem, a rabeta e os para-lamas em alumínio e instalamos um exclusivo escapamento em inox projetado pelo grande Fernando Rossi, conferindo um novo som único ao motor.
Substituímos os amortecedores dianteiros originais por uma par de invertidos, com dois freios dianteiros a disco de 300 mm e pinças Brembo. Mantivemos os cubos originais, adaptando o dianteiro com usinagem feita por Rogérico Cacalano da Semmi para dois sistemas de freio e substituímos os aros com um novo jogo de 17 polegadas em alumínio da Three Heads e montados pela Rodas mil. Os pneus escolhidos foram 120/70/17 na dianteira e 150/70/17 na traseira, seguindo a sugestão da Alemão Pneus.
O acabamento de primeira ficou por conta da pintura executada pela Union Special Paint, valorizando o alumínio escovado com um grafismo em preto que acentua a forma e a aerodinâmica da nossa “Rocket GT”.
Toda essa inspiração e transpiração resultou em uma moto bastante estável, com um desempenho favorecido pelo alívio de peso e com um design clássico, porém arrojado. Uma peça única que, por onde quer que passa, atrai até os olhos mais desavisados e faz muitos pescoços girarem!
É um trabalho do qual sempre vamos nos lembrar, sabendo que tivemos o privilégio de fazer história juntamente com uma marca que já é história por si só. A nós da CRB, fica a satisfação e o orgulho de ter trabalhado com pessoas tão talentosas e companheiras, a quem agradecemos por essa nossa jornada de sucesso!
Confira a galeria de fotos da nossa Rocket GT.